quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Mudança no Ensino!?


A Educação é um ato político num país ocidental e capitalista repleto de globalização, violência e valorização do individualismo.

Qual é o modelo de Educação que os homens necessitam para viver neste mundo?


A escola tanto pode servir para o lado bom, quanto para o lado ruim. Isso depende da forma pelo qual o educador vê o mundo.


Somos seres inacabados em busca do desconhecido, do oculto, do não revelado.


A Educação, é uma possibilidade de transformação do indivíduo. Porém, o que acontece é que vivemos rodeados de estruturas que envolve a Educação de Ideologia que manipula e oprime a classe dominada.


Entretanto, o que todos esquecem é que tudo o que existe, é uma criação humana cheia de normas e leis. Tudo o que o homem criou, foi para que a elite comandasse o controle dos oprimidos. Sendo que, o homem tem o poder de criar e destruir. Mas a nossa sociedade é muito ingênua e, a classe dominadora utiliza-se disso para reproduzir ainda mais essa ingenuidade.


É muito comum ver as contradições dos "ingênuos" nesse processo educacional que, fazem discursos hipócritas falando de democracia e liberdade quando, o mesmo impõe a sua arrogância.


Discursos no qual dizem que a fome no país é uma fatalidade, mas não tomam nenhuma providência para uma melhoria. Entretanto, esses, aguardam pacientemente por "uma benção divina" para que a realidade mude.


Contudo, a Educação que o homem necessita para viver nesse mundo, se faz no corpo. Uma Educação na qual indaga, compara, reflete dúvidas, têm um olhar crítico.


Ao invés de uma Educação que apenas ensine o individuo a escrever o seu nome, ensine a esse, a reivindicar os seus direitos e lutar para uma Educação de qualidade.


É isso só será possível com a conscientização e movimentação da massa, voltada à criatividade e autonomia na construção de uma sociedade democrata.


Essa mudança só será construida através da luta da população capazes de operar nesse processo de mudança.

Nenhum comentário: