quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Aproximação de Marte

A cada 26 meses, a Terra se aproxima de Marte enquanto ambos orbitam o Sol. Mas, no próximo dia 27 de agosto de 2009 essa distância será a menor dos últimos 59 mil anos. Para se ter uma idéia, em geral, quando ocorrem essas aproximações, Marte chega a estar a 70 milhões de quilômetros de distância da Terra e agora chegará a cerca de 55,76 milhões.

Esta será uma oportunidade única na vida, pois uma aproximação como esta, só em 2287. Atualmente, já se pode ver Marte a olho nu logo ao anoitecer no lado leste. Com a aproximação com a Terra, seu brilho vem aumentando, tornando sua presença evidente no céu. Após o pico da aproximação, daqui a poucos dias, o planeta ainda poderá ser visto por cerca de dois meses, sendo que seu tamanho e a intensidade de seu brilho diminuirão enquanto ele se distancia da Terra.

O Hemisfério Sul - mais precisamente entre as paralelas que passam sobre o Rio de Janeiro e o Nordeste do Brasil - é a melhor localização para observar Marte, pois o planeta aparece bem alto no céu. Já no Hemisfério Norte, como o planeta aparece em uma posição muito baixa no céu, sua observação não é muito favorável. O melhor horário para observar Marte é das 20h30, logo após o pôr-do-sol, até as 6h30, hora em que o Sol está nascendo. Neste horário, o planeta aparecerá logo acima do horizonte, onde o Sol nasce. Não há como errar.

No pico da aproximação, o planeta vermelho será do tamanho de uma bola de tênis vista a uma distância de 528 metros, ou seja, menor que a metade da Lua. Apesar de pequeno, neste momento ele será o astro mais brilhante no céu e emitirá uma luz diferente da de todos os demais. Além de ter uma cor vermelho-alaranjada - devido à presença de óxido de ferro (ferrugem) no solo marciano - é uma luz que não pisca, ao contrário das emitidas por estrelas. Isso ocorre porque, assim como a Terra, Marte apenas reflete a luminosidade do Sol.

Essa aproximação só ocorre por causa das órbitas dos dois planetas. a de Marte ''é muito excêntrica'', ou seja, seu centro é levemente deslocado e um pouco maior do que o da Terra. A órbita de Marte é 37 minutos maior que a da Terra. Apesar disso, há pontos de maior aproximação, como a que presenciamos agora. Quando Marte mantém sua distância mais próxima do Sol, a cada 16 anos, as distâncias entre a Terra e o planeta vermelho conseqüentemente diminuem.

Não há necessidade de usar proteção para os olhos quando olhando para Marte, pois a luminosidade do planeta não é tão intensa como, por exemplo, a do Sol, que com alguns segundos de exposição direta, seria capaz de cegar alguém. Para poder ver qualquer detalhe da superfície de Marte, é aconselhavél o uso de um telescópio de boa qualidade.

Fonte: http://www.uefs.br/antares/marte.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

de fato, ambos os planetas já orbitam o sol...rs
e a luminosidade de marte, realmente é minima...pelo fato de nao existir
hahahah
não é uma estrela boçal

Anônimo disse...

Minha sina é buscar noticias como esta, mesmo atrasada, a barbaridade descrita pela ignóbil ocorreu em 2003 (leia-se) dois mil e tres. e nao se repete mais.....