sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Guerra Fria


Mudando de pato p/ganso... Alguém ai sabe o que foi a Guerra Fria?


P/ falar a verdade, nunca gostei destes assuntos de políticas, mas, este em especial... talvéz pela forma simplificada que o texto apresenta o assunto, trouxe-me interresse pelo mesmo.



A Guerra Fria foi um conflito teórico que ocorreu pouco depois da 2. Guerra Mundial, entre os Estados Unidos e União Soviética. Este conflito se iniciou quando as duas potências tentaram influenciar outros países acerca de seus sistemas políticos, econômicos e militares. A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, enquanto os Estados Unidos tentavam influenciar outros países com o sistema capitalista que se baseava na democracia e na economia de mercado.


Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a 2. Guerra Mundial. É uma intensa guerra econômica, diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influências.


Ela divide o mundo em dois blocos, com sistemas econômicos e políticos opostos: o chamado mundo capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o mundo comunista encabeçado pela União Soviética. Provoca uma corrida armamentista que se estende por 40 anos e coloca o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear.

6 comentários:

Anônimo disse...

É verdade q a 2. Guerra teve fim com a queda do muro de Berlin?

Bruna disse...

Olha, o mundo está virado de pernas para o ar!
não sei qual dos países é o pior!!!

abração...
e BFS

Lilian Pavan disse...

Anônimo: Acho que você quis dizer da Guerra Fria, não é mesmo?

Pois bem, senta que lá vem história. rsrs...

O símbolo do final da Guerra Fria é a queda do Muro de Berlim, em 1989. A Alemanha é reunificada e, aos poucos, dissolvem-se os regimes comunistas do Leste Europeu. Com a desintegração da própria União Soviética, em 1991, o conflito entre capitalismo e comunismo cede lugar às contradições existentes entre o hemisfério norte, que reúne os países desenvolvidos, e o hemisfério sul, onde está a maioria dos subdesenvolvidos.

Se você quiser conheçer mais sobre o assunto, entre no site http://www.suapesquisa.com/

bj


Bruna: Ainda bem que está Guerra acabou, senão nem estariamos aqui. rsrs...
bj querida e BFS

Pri C. Figueira disse...

Oiiii

Por minhas lembranças de quando estudei sobre isso, ela foi chamada Guerra Fria, por não ter havido efetivamente confronto, luta, somente ameaças de um lado para outro (acho que é isso...rsrs)!!!
Gosto muito de estudar e ler sobre acontecimentos do passado!!!

Bjus linda... bom final de semana!!!

Camila :) disse...

nha esses assuntos me atraeem
e pasei meus ensino medioo tdo vendo sobre guerra fria kkkkkkk
xehgaa neh auhaahuahu

bejooo

Lilian Pavan disse...

Pri: Foi muito além do que confronto e ameaças. Pela disputa entre capitalismo e comunismo, quase que colocam a vida do Planeta a perder.
Obrigada pela visita. Volte sempre.

Camila: rsrs... tá certo.
bj querida